Quem Somos                                   

Somos a Helena e o João Costa, temos 2 filhos, o João Manuel e a Joana.

Contamos com uma grande paixão em comum: o amor pelo Rafeiro do Alentejo e pelo Cão da Serra de Aires.

Tudo começou em finais de 1997, quando pensámos em adquirir um exemplar Rafeiro do Alentejo.

Começamos por ler tudo o que encontrámos sobre a raça, assim como por frequentar os concursos organizados pela Associação de Criadores do Rafeiro do Alentejo (ACRA) e as exposições organizadas pelo Clube Português de Canicultura (CPC) - entidade máxima que rege a canicultura em Portugal.

 

Ficámos fascinados com o Rafeiro do Alentejo, não só pela sua imponência como também pela sua rusticidade, nobreza e dignidade.

Em Abril de 1998, nasceria a nossa primeira Rafeira do Alentejo, de seu nome Fava da Planície Dourada, mais conhecida por Beja.

Tudo o que tínhamos lido sobre a raça comprovara-se: a Beja era uma rafeira muito dócil, calma, tranquila, meiguíssima com as crianças, excelente guarda, etc. Resumidamente: era espectacular!

Ainda no mesmo ano, resolvemos adquirir um exemplar macho, para que pudesse fazer companhia à nossa fêmea. E, assim, em Dezembro de 1998, adquirimos o nosso «digníssimo» Elo, que já contava três anos. Jamais esqueceremos o Elo.  Deu-nos imensas alegrias: conquistou muitos títulos, tanto a nível nacional como internacional; fez um percurso estrondoso para a raça. Deixou-nos muita saudade...

Em 1999 criámos o nosso canil, de afixo «Paio Pires», reconhecido pelo CPC e pela Federação Cinológica Internacional FCI.

O Canil de Paio Pires fica situado na freguesia Aldeia de Paio Pires, concelho do Seixal, distrito de Setúbal. O topónimo Aldeia de Paio Pires deriva do nome do grande conquistador medieval D. Payo Peres Corrêa.

Em 2000 fizemos a nossa primeira ninhada de Rafeiros do Alentejo, e, desde então, nunca mais parámos.

Os anos foram passando, e em 2004, vimos concretizado um desejo do João, adquirimos um casal de Cães da Serra de Aires, o Dom da Casa da Costa e a Dona da Casa da Costa.

Raça também Portuguesa que muito admiramos, não só pela sua grande beleza, como também, e principalmente, pela sua funcionalidade.

São cães de extrema inteligência, um pouco sensíveis mas muito amigos e fiéis a seus donos.

Desenvolvemos um trabalho sério, responsável, com muito amor, tendo como grande objectivo a Criação, Selecção e Divulgação destas Nobres Raças.

 


 

 
Canil de Paio Pires.
Tlm1: (351)  962996696
Tlm2: (351)  966506935

Realizado por: sitesfixes.com